Idosos recebem carteiras para passagem interestadual gratuita
Um lote de 35 carteiras para passagem interestadual foi entregue na tarde da última quarta-feira (26) aos idosos dos Grupos de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (GCFV) do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Canavieiras. Na ocasião, estavam presentes a Secretária de Assistência Social Vanessa Leite, o Chefe de Gabinete Nei Pinto, a gestora do Bolsa Família, Marísia Santos, e a assistente social responsável pelo grupo de convivência, Ana Angélica e a coordenadora do Cras, Rosângela Souza. A Carteira do Idoso é regulamentada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Governo Federal, e emitida pela Secretarias de Assistência Social do município.
O documento, que foi gerado a partir do Cadastro Único, serve de instrumento de comprovação, permitindo ao idoso com idade igual ou superior a 60 anos, e renda menor ou igual a 2 (dois) salários-mínimos, o privilégio de realizar gratuitamente ou com desconto de 50% (cinquenta por cento), no mínimo, do valor das passagens interestaduais viagens de ônibus para qualquer estado do Brasil, de acordo com o Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/03).
A coordenadora do Cras, Rosângela Souza, aproveitou o momento da entrega das carteiras para orientar os idosos sobre todo o processo de agendamento das viagens, lembrando-os que o Estatuto do Idoso lhes garante o benefício. “Os idosos que têm como comprovar renda não necessitam da Carteira do Idoso para ter acesso às passagens interestaduais gratuitas ou o desconto no valor. Basta apresentar o comprovante de renda e o documento de identidade.” Após a entrega da carteira, foi oferecido um lanche aos idosos e um momento de interação, com uma dinâmica em grupo.
Informa a Secretária Vanessa Leite que ara obter a Carteira do Idoso é preciso procurar o Cras (Centro de Referência de Assistência Social). Na ocasião, será feita a inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Com a inclusão, o idoso receberá o NIS (Número de Identificação Social), que permite a solicitação da carteira por meio do programa que gerencia o Sistema Único de Assistência Social. “Caso o idoso já tenha seus dados no Cadastro Único e seu NIS, a carteirinha será solicitada a partir dele. O documento tem validade de dois anos a partir da data de emissão e a renovação está sujeita à atualização dos dados cadastrais”, explica.